ora pro nobis proteína para veganos e vegetarianos
Ora-pro-nobis proteína para veganos e vegetarianos é uma planta planta é originária do continente americano e seu nome científico é Pereskia aculeata. Pertence a família dos cactos, porém seu formato é bem diferente dos outros cactos. É uma planta trepadeira espinhosa e por sua folha ser muito saborosa também é muito utilizada na culinária.
É conhecida também por meio dos nomes populares como groselha de barbados, lobrodo, trepadeira limão. Pode ser plantada em qualquer tipo de solo e ela que cresce de forma muito fácil.
É muito usada na culinária e encontrada em abundância na região sudeste do Brasil. Por curiosidade, seu nome em latim é “orai por nós”, isso porque algumas pessoas que colhiam esta planta no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim.
-Muito rica em vitamina A Betacaroteno fazendo muito bem para a pele.
-Rica em aminoácido triptofano que é uma substância da qual se transforma em serotonina em nosso corpo.
-Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade.
-O retinol também é fundamental para manter a integridade da visão em dia.
-Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio.
-Entre seus aminoácidos, teremos a lisina e o triptofano em maior quantidade.
-Seu elevado teor de vitamina C supera a laranja em quatro vezes. Além dos minerais e vitaminas, também é rica em fibras.
-Muito utilizado para pessoas anêmicas porque é rico em ferro e minerais.
-Possui alta concentração de proteínas.
-É chamada de carne dos pobres porque ela possui 25% de proteína assimilável nas folhas.
-Não apresenta toxidade.
É uma planta que pode ser consumida em grande quantidade fazendo parte da alimentação das pessoas. Além de ser muito saudável ela apresenta propriedades medicinais.
O uso dela diminui os sintomas de dores como: dor de cabeça, pessoas que passaram por processo cirúrgico, inflamação ou que estão em algum tratamento que precisa de um analgésico. O consumo desta planta, principalmente na salada reduz de forma significativa os sintomas das dores.
Sua atividade para combater os radicais livres chega a 75%. Os exames e testes feitos por meio desta planta mostram que o extrato reduziu 75% os radicais livres.
Pode ser combinada com babosa o seu extrato e ser utilizada como um gel antienvelhecimento, antirrugas.
É também muito usada como anti-inflamatório local para algum tipo de luxação, pancada, dor na articulação, picada de insetos. A aplicação pode ser feita através de uma pasta colocada no local da dor.
Estimula a função intestinal facilitando o bolo fecal no interior do intestino.
Reduz a gordura e o colesterol no sangue
Auxilia no emagrecimento
As folhas desta planta são saborosas e pode ser muito bem preparadas para serem usadas em saladas durante as refeições. Suas folhas podem ser usadas da mesma forma que o orégano.
Após secas e moídas podem ser usadas em sopas, omeletes, tortas e refogados. Seu uso serve também para enriquecer farinhas, massas e pães em geral. Atualmente vem sendo usada para a produção de farinha múltipla, complemento nutricional no combate a fome.