O QUE É ESSÊNCIA DE MENTA? QUAIS OS BENEFÍCIOS?
açafrão, cúrcuma, curry e quais são suas diferenças
AÇAFRÃO, CÚRCUMA, CURRY, O QUE É? QUAL A DIFERENÇA?
22 de março de 2019
Quais as causas mais frequentes da obesidade? Inflamação? Gordura? blog
QUAIS AS CAUSAS MAIS FREQUENTES DA OBESIDADE? INFLAMAÇÃO? GORDURA?
12 de abril de 2019
Exibir tudo

O QUE É ESSÊNCIA DE MENTA? QUAIS OS BENEFÍCIOS?

essência de menta blog

o que é essência de menta? Quais são os seus benefícios?

Afinal, o que é essência de menta? Quais são os seus benefícios?
Conheça mais sobre o óleo essência de menta, suas propriedades medicinais. Você sabia que a menta não está somente no sabor do Halls ou Mentos que você costuma consumir?
Pois é, o óleo de essência de menta é muito mais do que imaginamos porque ele possui propriedades e pode contribuir com diversos benefícios para sua saúde!

O óleo essencial de menta é extraído da hortelã pimenta, uma espécie de planta híbrida. Com seu aroma agradável, serve para uso oral e tópico de forma abundante.

Sua origem é documentada desde a antiguidade e resquícios já foram encontrados em várias pirâmides egípcias.

Seu nome científico é: mentha piperita

A menta ou hortelã é muito recomendada para problemas digestivos e a extração é feita através de destilação a vapor das folhas e ramos da planta.

É interessante que apenas uma gota do óleo essencial equivale a 30 xícaras de chá. Isso mesmo! Apenas uma gota equivale a 30 xícaras de chá. Importante principalmente para quem tem o dia muito corrido e não tem tempo de fazer um chá.

O QUE É ESSÊNCIA DE MENTA? QUAIS OS BENEFÍCIOS?CONHEÇA MAIS SOBRE SUAS PROPRIEDADES MEDICINAIS

Os benefícios do óleo de menta incluem sua capacidade para tratar a indigestão, problemas respiratórios, dores de cabeça, náuseas febre, espasmos do estômago e intestino, bem como para alívio da dor.

Por causa da presença do mentol entre outros princípios ativos, o óleo também é usado na fabricação de sabão, shampoo, cigarros, creme dental, goma de mascar, chá e sorvete.

USO DA MENTA PARA O ALÍVIO DE PROBLEMAS DIGESTIVOS

Assim como o medicamento Buscopan, o óleo de menta é uma opção segura e eficiente para a redução de espasmos do cólon. Suas propriedades ajudam no relaxamento dos músculos do intestino permitindo a passagem dos gases e causando alivio da dor abdominal.

Em pesquisas realizadas com pacientes, mais da metade deles sentiram os benefícios do óleo de menta na redução dos sintomas da síndrome do intestino irritável. O mentol atua com mais eficácia na diminuição dos espasmos nos músculos do intestino e do estômago porque o SEprincípio ativo do hortelã tem duas vezes mais potência na forma de óleo essencial. Com isso, ele oferece alívio para a indigestão de dores de estômago.

Antes das refeições pingar uma gota de óleo de menta em um copo de água e tomar.

A MENTA OFERECE BENEFÍCIO NO TRATAMENTO DE INFECÇÕES POR HERPES

Quando o uso é aplicado topicamente para amenizar os efeitos do vírus do herpes, pesquisas mostraram que a essência do óleo da meta oferece um benefício superior aos medicamentos tradicionais.

Ele tem a capacidade de passar através da pele, por ter uma natureza lipofílica, promovendo um tratamento ideal contra a infecção do herpes e também na melhora da dor induzida pela doença.

A ESSÊNCIA DE MENTA OFERECE ALÍVIO NAS DORES EM GERAL

Atua como um analgésico natural é um eficaz relaxante muscular e principalmente útil para acalmar dores provocadas por meio de tensão nas costas, músculos e cabeça. Pode ser adicionado na água da banheira para ter contato direto com a pele ou então inalado para diminuir tipos diferentes de dor e também aplicado por meio de massagem.

Um estudo realizado mostrou que aplicado topicamente, este óleo pode beneficiar diretamente no alívio da dor à fibromialgia e da síndrome miofascial.

ÓLEO DE MENTA AJUDA NA SAÚDE DAS VIAS RESPIRATÓRIAS

O óleo de menta age como expectorante e descongestionante devido sua capacidade de abrir as vias respiratórias. Para a redução de sintomas como tosse, asma, sinusite e bronquite podem ser usados com vaporizador caseiro, misturado com óleo de coco e óleo de essência de eucalipto para aplicar massagem no peito. Assim, pode também promover benefícios para dissolver catarro no pulmão no tratamento respiratório.

Pesquisas apontaram que o óleo pode ajudar a prevenir o agravamento da doença e a diminuir a inflamação induzida por tuberculose por meio de inalação Esta essência pode também auxiliar para redução das substâncias que causam a asma por conter ácido rosmarínico, um composto fenólico.

O ÓLEO ESSENCIAL DE MENTA PODE SER UM SANTO "REMÉDIO PARA A SINUSITE CRÔNICA

O uso diário para beber com água tanto para passar nas vias respiratórias é muito indicado para combater doenças respiratórias. Principalmente a sinusite crônica em que muitos casos já foram relatados sintomas de alívio e melhora no tratamento com óleo de menta.

A MENTA PARA PROBLEMAS DO SISTEMA NERVOSO E O ESTRESSE

Possui efeitos energizantes, que beneficiam no tratamento do estresse, fadiga mental e distúrbios do sistema nervoso. Ajuda manter a concentração, o foco nas atividades, nos estudos e também controla ações impulsivas e agressivas.

ÓLEO DE MENTA, SUA INFLUÊNCIA PSICOLÓGICA E COMO USAR

Este óleo ajuda manter concentração, o foco nas atividades e também controla ações impulsivas e agressivas. No trabalho ou no seu estudo diário você pode cheirar o vidro ou pingar na palma de sua mão uma a duas gotas.

Para a inalação ser mais eficaz, após pingar as gotas esfregue as palmas de sua mão e em formato de concha na frente do rosto e respira profundamente de três a cinco vezes. Assim, vai poder sentir todo frescor e os benefícios da menta.

BENEFÍCIOS DA MENTA PARA A SAÚDE DA BOCA E DOS DENTES

Por meio de estudos, este óleo é indicado para redução de cáries e mal hálito oferecendo um desempenho muito melhor que a clorexidina e outros antissépticos bucais. Pode ser considerado também no tratamento da dentição de crianças como um ótimo remédio natural para aliviar as dores.

É só misturar a mesma quantidade de óleo de coco com o de menta e aplicar esfregando nas áreas irritadas da gengiva do bebê.

A MENTA AJUDA NO CRESCIMENTO DOS CABELOS

O óleo essencial de menta é muito usado em vários produtos de grande qualidade no tratamento dos cabelos. Possui propriedades que fortalecem e nutrem de forma natural os cabelos danificados.

Pode ajudar também na remoção da caspa e agir diretamente no tratamento da infestação de piolhos por ser poderoso antisséptico.

Uma dica importante principalmente para as mulheres é fazer um tratamento com duas ou três gosta de óleo de menta no seu shampoo ou no creme de massagem na intenção de melhorar a aparência do cabelo frisado, estimular o couro cabeludo e promover o crescimento dos cabelos.

A MENTA PROMOVE BENEFÍCIOS PARA SAÚDE DA PELE

Para a melhor aparência de sua pele, consegue auxiliar na secreção da oleosidade natural da pele e evitar a incidência de acne. Quando aplicado topicamente, os benefícios agem sobre a inflamação da pele por meio de um efeito calmante, e melhora o eczema e a psoríase. Além de hidratar e aliviar a dor das queimaduras por parte do sol.

NÃO É RED BULL, MAS A ESSÊNCIA DE MENTA PODE SER UM NATURAL ENERGIZANTE

Esta essência pode ser considerada como um energizante natural para ser usado no estudo, no trabalho ou em qualquer outra atividade que exija atenção por um bom tempo.

Até mesmo em viagens longas e cansativas que a pessoa precisa estar totalmente acordada principalmente se estiver no volante. Para quem sofre de fadiga crônica, o óleo de menta pode ajudar no foco e concentração.

O ÓLEO DE MENTA AUXILIA NO CONTROLE DOS SINTOMAS DE ALERGIAS RESPIRATÓRIAS E DA PELE

Eficaz para o relaxamento dos músculos das vias nasais e pode também ajudar limpando a poluição do ar. Uma dica importante que pode contribuir para a redução dos sintomas de alergias respiratórias é respirar uma infusão de menta, junto com óleo de cravo e de eucalipto.

Para acalmar e esfriar coceiras e erupções alérgicas na pele é bom aplicar o óleo de menta misturado com o de lavanda devido ser um poderoso antisséptico.

O ÓLEO ESSÊNCIA DE MENTA AJUDA NA REDUÇÃO DA FEBRE

Por causa do efeito de resfriamento o óleo de menta é indicado para o tratamento natural para diminuir a febre, principalmente em crianças.

Pode-se misturar o óleo de menta com o óleo de coco e passar no pescoço e na sola dos pés para assim estabilizar a febre.

O ÓLEO DE MENTA É UM REPELENTE NATURAL DE INSETOS

Você sabia que muitos insetos não suportam o cheiro do óleo de menta?
Insetos como carrapatos não são os únicos a odiar este óleo. Outros como, formigas, aranhas, baratas mosquitos e até mesmo piolhos pode sem ser afastados com o seu uso.

Em relação a formigas, você pode deixar pedaços de algodão embebidos com essência de menta bem nas áreas infestadas. Já para aranhas o método para afastá-las é diferente. Coloque algumas gotas de óleo essencial de menta em um frasco de spray com água e pulverize a mistura nas portas, janelas, no gramado, em qualquer superfície onde elas possam se esconder.

Este óleo tem um aroma agradável e sua mistura não é tóxica podendo ser seguro para uso em locais com crianças e animais de estimação. Com o uso de uma combinação de óleo essencial de menta com o de lavanda no local da pele, isso vai ajudar aliviar a coceira causada por picadas de insetos.

A ESSÊNCIA DE MENTA AGE NO TRATAMENTO E ALÍVIO DAS CÓLICAS EM BEBÊS

No tratamento para cólica infantil, pesquisas descobriram que massagens com este óleo no abdômen do bebê são bem eficazes quanto o uso da droga Simeticona e por não apresentar efeitos colaterais de medicamentos prescritos.

A ESSÊNCIA DE MENTA AJUDA DIMINUIR AS NÁUSEAS APÓS A QUIMIOTERAPIA

Estudos recentes apontam que os benefícios do óleo de menta podem reduzir as náuseas de forma acentuada e melhor do que os remédios comerciais durante o tratamento de quimioterapia.

Para poder usar deste maravilhoso benefício, é só pingar uma gota do óleo de essência de menta na água para tomar, pode colocar também em um difusor ou aplicar uma ou duas gotas atrás da orelha do paciente.

POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS CAUSADOS PELO ÓLEO DE MENTA

É importante observar alguns efeitos colaterais que podem ser causados pelo óleo de menta. Para os adultos geralmente é seguro fazer uso desta essência. Efeitos colaterais como azia, rubor na pele, dor de cabeça e irritação na boca já foram relatados em alguns casos.

Criança menor de sete anos de idade, mulheres grávidas e lactantes devem usar o óleo de menta por causa de sua toxicidade. Pode também baixar o nível de açúcar no sangue o que serve de alerta para pessoas diabéticas.

Pessoas que apresentam refluxo gastresofágico, hérnia de hiato e problemas com a vesícula precisam consultar um médico.

(Este conteúdo é uma forma de instruir nossos leitores levando conhecimento, em casos de dúvidas consulte o seu médico)

Você usa, já usou óleo de menta? Trouxe benefícios? Comente aqui abaixo.

POR: HUMBERTO GUERRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *