O que é a Andiroba e quais são seus benefícios?
O que é a Andiroba e quais são seus benefícios? A Carapa guianensis, conhecida popularmente como andiroba ou também mogno brasileiro, deriva seu nome de andi-roba, palavra do tupi-guarani que significa gosto amargo e se refere às sementes desta árvore. A andiroba é nativa da Amazônia, sendo muito utilizada pelas populações da região Norte do Brasil.
A andiroba também possui propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas e cicatrizantes, podendo ser utilizada no tratamento contra vermes, doenças de pele, febre e inflamações.
A árvore da andiroba é de grande porte cujo nome científico é Carapa guaianensis conhecida como: Andiroba-saruba, andiroba-branca, aruba, canapé ou sanub
Ao cair no chão o fruto pode abrir e liberar de 4 a 6 sementes. As sementes de andiroba são muito ricas em vitaminas e minerais e por este motivo possuem vários benefícios para a saúde.
Muito utilizado em produtos cosméticos, devido à sua capacidade de hidratação esse óleo de andiroba também pode ser acrescentado em cremes hidratantes, shampoos e sabonetes, ajudando a melhorar o aspecto da pele e dos cabelos.
A extração do óleo de andiroba é um processo simples e possui uma característica de cor amarelada e gosto amargo. Além disso, o consumo do óleo via oral não é recomendado.
Os benefícios da andiroba são reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Saúde do Brasil, que definiu a planta como possuidora de propriedades fitoterápicas. O óleo e as gorduras da planta são extraídos e utilizados para a produção de: repelente de insetos, antissépticos, cicatrizantes e anti-inflamatórios. Auxilia no controle do colesterol e da pressão.
Possue propriedades anti-inflamatórias e anti-reumáticas. Pode ser utilizado para auxiliar o tratamento da dor de garganta e amigdalite.
Diminui as dores musculares, devido a sua propriedade analgésica;
Hidrata a pele estimulando sua regeneração melhoram o aspecto da pele possui propriedade emoliente e hidratante
Auxilia no tratamento de doenças de pele
Regenera os fios e deixa o cabelo mais hidratado e brilhante
Combate doenças parasitárias, como o bicho de pé, devido à sua propriedade anti-parasitária
O óleo de andiroba pode ser utilizado em produtos repelentes e até mesmo aplicado na pele para tratar as picadas de insetos
Ajuda a controlar os níveis de colesterol
O óleo de andiroba pode ser encontrado em produtos cosméticos, como em shampoos, hidratantes ou sabonetes, por exemplo, pode estar presente em remédios naturais ou até mesmo ser encontrado na forma de óleo, que pode ser utilizado em massagens, por exemplo.
Não tem contra indicação, até o momento, não foram descritos efeitos colaterais do uso da andiroba