AÇAFRÃO E CÚRCUMA VEJA A DIFERENÇA
iguana azul cyclura nubila lewisi
IGUANA AZUL
16 de fevereiro de 2018
lenço bandana estilo axl rose comprar
LENÇO BANDANA ESTILO AXL ROSE
1 de março de 2018
Exibir tudo

AÇAFRÃO E CÚRCUMA VEJA A DIFERENÇA

açafrão da terra e cúrcuma aonde comprar?

açafrão e cúrcuma veja a diferença

Açafrão e cúrcuma veja a diferença, então vamos lá, ele é o tempero que oferece ao Curry, a famosa especiaria indiana misturada com pimenta e de cor amarelada através de seu sabor e aroma característicos. Utilizada na Índia por milhares de anos entre diversas tribos que faziam o uso desta especiaria e também de forma medicinal.
No Brasil principalmente em Minas Gerais e Goiás é conhecido como Açafrão da Terra ou falso açafrão. A cúrcuma ou cúrcuma longa é um rizoma que pertence á família do gengibre e contém propriedades medicinais comprovadas cientificamente tem sido relacionada como sendo um potente anti-inflamatório e antioxidante, o qual pode ser útil em doenças reumáticas (artrite reumatóide).
Sua raiz e folhagens são bem parecidas com as do gengibre, porém seu interior possui uma cor amarela que se aproxima do laranja. Seu sabor tem característica picante e amargo e ao mesmo tempo um aroma suave que coincide com a laranja e gengibre.
A raiz da cúrcuma ou seu rizoma é muito usado como um poderoso anti-inflamatório natural tanto na medicina indiana quanto na chinesa e por ser de uma coloração muito forte aproximada a cor laranja ela é usada não só como temperos, como também sempre serviu ao longo dos tempos como remédio e corante para tecidos. A curcumina é o principal ingrediente ativo do açafrão é um dos compostos mais poderosos anti-inflamatórios e antioxidantes encontrados na natureza.
Ela é muito eficiente no tratamento de inflamações e ao contrário dos remédios tradicionais, ela não causa úlceras estomacais ou leva ao risco de hemorragias internas. O Açafrão ou Cúrcuma Longa estimula os sistemas digestivo, circulatório, respiratório e uterino, equilibrando o fluxo de energia com efeito antibiótico.
É utilizada para o tratamento dos problemas de pele, tumores uterinos, icterícia, doenças do fígado e problemas menstruais. Pode ser também considerado como um fitomedicamento voltado para o tratamento de osteoartrite cuja ação é anti-inflamatória e antioxidante de longo prazo.
A raiz também é um excelente purificador do sangue efetivo também no controle do colesterol.

AÇAFRÃO E CÚRCUMA VEJA A DIFERENÇA, COMO CONSUMIR A SUA RAIZ

A raiz pode ser consumida fresca ou na forma de extrato. Para se preparar o extrato, os rizomas do açafrão são fervidos e, em seguida, secos em forno quente. Após isso, são moídos e obtém-se o pó que é comumente usado como tempero culinário, para tingimento de fibras têxteis e corante de alimentos, ou como medicamento.
Para poder fazer a preparação do extrato, os rizomas ou as raízes são fervidos e após isso, secos em forno quente. Em seguida, são moídos e assim se produz o pó que é utilizado como condimento culinário, corante de alimentos, para tingir tecidos ou como medicamento natural.
Concentração: O extrato de Cúrcuma é padronizado em termos de curcumina (curcuminóides) ele é padronizado para conter no mínimo 95% de curcuminóides.
A dose usual é estabelecida em termos de curcumina. A dose usual do extrato seco padronizado (95%) varia de 300 a 600mg 3x ao dia, administrados com alimentos. Seu extrato seco contém um conjunto de substâncias (chamados curcuminóides) que inibem a dor e inflamação.

AONDE COMPRAR

COMPRE AGORA MESMO

O AÇAFRÃO É O ESTIGMA DE UMA FLOR

Cada flor dessas tem só três estigmas, pra conseguir 1kg de Açafrão é necessário 200 mil flores! Sem contar que o processo é totalmente manual, por isso é um dos temperos mais caros. Depois de separados são secos em pequenas quantidades em peneiras sobre o fogo baixo eles perdem 80% do seu peso.
Era muito usado para perfumar os teatros, tingir vestidos, e até hoje faz parte dos rituais budistas sendo considerado símbolo de sabedoria. Hoje é muito cultivado no Irã, apesar da Espanha ter toda a fama. Ainda existe um Açafrão mais caro e mais raro, que vem da região do Himalaia .

CÚRCUMA E AÇAFRÃO SÃO A MESMA COISA?

Muitas pessoas ainda não sabem a verdadeira diferença entre Açafrão e Cúrcuma. Aqui em nosso país ambos são mencionados e comparados ao rizoma. No entanto, a Cúrcuma e o Açafrão são de plantas diferentes.
Embora muitas pessoas chamem a cúrcuma de açafrão, açafrão da terra ou falso açafrão a origem vem de plantas totalmente diferentes. A Cúrcuma é um rizoma um caule subterrâneo e pertence á família do gengibre.
Além de ser usada como digestivo e antisséptico é também anti-inflamatória e pode ser usada pra tingir comidas e tecidos. Aliás, é ela que tinge o curry, dando aquela cor amarela.

COMO TOMAR A CÚRCUMA

Existem várias maneiras de se fazer o uso da cúrcuma á dieta como o consumo em pó através de chá, no suco, misturada com a comida. Ou como suplemento na forma de cápsulas, extrato, gotas ou gel.
Comprar em a granel o pó em casas de produtos naturais ou em cápsulas na farmácia de manipulação. Saíram estudos sobre a forma de como tomar a Cúrcuma e como isso influencia na biodisponibilidade e absorção do açafrão na corrente sanguínea.

A cúrcuma é lipossolúvel, ou seja, ela é solúvel em gordura e todo nutriente que é absorvido em gordura ele é absorvido facilmente. Se for consumida em pó, o ideal é logo de manhã fazer o uso da cúrcuma associado ao abacate que é uma gordura saudável ou misturada com alguma gordura, azeite ou pimenta na refeição do almoço para fácil absorção. A pimenta junto com a cúrcuma também oferece múltiplos benefícios para absorção.

A curcumina é a substância responsável e que oferece ao açafrão a propriedade anti-inflamatória, antioxidante e preventiva em relação ao câncer. Mesmo após terem sido realizados vários estudo sobre o açafrão nota-se que em países que se faz o uso diário e contínuo a incidência de câncer de colo, útero, próstata e pulmões é muito mais baixa.

O QUE É O CURRY?

Países como Índia, China e Sri Lanka fazem diariamente o consumo através do Curry que é o açafrão misturado com especiarias e pimenta. Quando se faz o uso do açafrão com mais de um grama diariamente durante as refeições, estudam apontam que ocorrem muito mais benefícios para a saúde.
É fundamental que se faça o consumo de um extrato que contenha quantidades significativas de curcumina para se obter o efeito desejado e completo. Através de pesquisadas realizadas, foi descoberto que o uso diário de duas a três gramas de cúrcuma por um período de dois meses curou úlceras estomacais em até 75 por cento dos pacientes tratados.

A CURCUMINA

Conheça os benefícios da curcumina

Efetivo também no controle do colesterol
Efetivo contra doença renal e uveíte anterior
Efetivo contra doença inflamatória intestinal
Efetivo contra doença de Alzheimer
Efetivo no tratamento da esclerose múltipla
Recomendado na prevenção da catarata
Quimioprotetor (propriedade demonstrada em estudos in vitro e com animais)
Usado topicamente em várias doenças de pele
Usado por séculos como tônico para problemas gastrointestinais hepatoprotetor

Mas as evidências que suportam estes usos são resultantes somente de estudos in vitro ou com animais e ainda não são suficientes para comprovar sua eficácia para estas condições.

CURCUMINA E SEU PODER DE AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

A curcumina se destaca por se tratar de uma substância bioativa, que combate a inflamação em nível molecular. Vários estudos demonstraram que o princípio ativo da curcumina pode ser comparado com os remédios, anti-inflamatórios tradicionais da medicina, porém, sem os terríveis efeitos colaterais que estes medicamentos provocam principalmente no sistema digestivo.
E outras pesquisas realizadas mostraram resultados de um estudo que compara os compostos anti-inflamatórios como a aspirina e o ibuprofeno sendo menos eficazes que a curcumina. Outras pesquisam mostraram que a curcumina pode aliviar os sintomas de uveíte (inflamação intraocular) e uma outra pesquisa comprova que uso contínuo durante 2 meses de cúrcuma pode melhorar a função renal dos pacientes.

Há cerca de 1500 referências sobre a curcumina na Medline, que é o sistema de busca online da Biblioteca Nacional de Medicina nos EUA. Diversas pesquisas provam que a curcumina tem a capacidade de inibir o crescimento de bactérias, fungos e vírus.

CURCUMINA E SUA PODEROSA AÇÃO ANTIOXIDANTE CONTRA OS RADICAIS LIVRES

Muito se fala que a maior causa do envelhecimento é a oxidação das células e tecidos em nosso corpo causada por radicais livres no organismo. Os radicais livres são moléculas que tendem a reagir com substâncias orgânicas importantes, tais como os ácidos graxos e proteínas ocasionadas pela oxidação de nosso organismo.
Devido a sua estrutura química, a curcumina é um poderoso antioxidante que pode neutralizar os radicais livres como também pode aumentar a atividade de enzimas antioxidantes do próprio corpo. Dessa maneira pode-se dizer que a curcumina age de duas formas combatendo os radicais livres. Uma é bloquear e a outra em seguida é estimular os mecanismos antioxidantes do próprio organismo.

CÚRCUMA, UMA BENÇÃO CONTRA ARTRITE E ARTRITE REUMATÓIDE

A artrite é um problema comum em vários lugares do mundo, inclusive em países ocidentais onde não se faz o uso cotidiano da cúrcuma ou o curry como tempero. As doenças inflamatórias como a artrite têm como principal causa da inflamação das articulações os radicais livres que geralmente causam dores e danos em sua estrutura.
Porém, a curcumina por ser antioxidante possui a capacidade de neutralizar estes radicais livres que causam grandes danos ás células saudáveis. Em problemas como artrite e dores articulares, a atividade anti-inflamatória da curcumina se destaca, o que a faz muito útil para estes casos.
A cúrcuma ou açafrão da terra é um dos mais poderosos anti-inflamatórios fabricados pela natureza e ao contrário dos remédios anti-inflamatórios tradicionais ela não perturba o metabolismo do estômago e não provoca buracos na membrana do intestino com uso frequente destes remédios.

A CURCUMINA REDUZ E PREVINE DOENÇAS DO CORAÇÃO

Uma das maiores causas de morte no mundo são as doenças cardíacas. O acúmulo de placas podem obstruir as artérias e isso pode levar a ataques cardíacos e derrames, porém, estudos apontam que a curcumina pode prevenir o acúmulo destas placas.
O princípio ativo da curcumina funciona porque pode ter a capacidade de impedir a oxidação do colesterol no organismo. Isso porque, o colesterol oxidado é o causador principal que danifica os vasos sanguíneos e acumulando-se leva a ataques cardíacos e acidentes vasculares no cérebro.
Importante dizer também que a cúrcuma é uma excelente fonte de vitamina B6, necessária para manter os níveis de um aminoácido chamado homocisteína. Com uma suplementação de vitamina B6 indicada por um médico responsável, pode-se reduzir o risco de doenças no coração causadas pelos altos níveis de homocisteína.
Uma ingestão elevada de vitamina B6 está associada com um risco reduzido de doenças do coração.

CÚRCUMA AJUDA PREVENIR O DIABETES

Alguns estudos apontam que ingerir açafrão todos os dias pode ser um fator essencial na redução de açúcar no sangue e com isso reverter á resistência á insulina.
Foi publicado em 2009, pela revista Biochemistry and Biophysical Research Communications, especializada em pesquisas biológicas, um estudo sobre como a suplementação com cúrcuma pode ajudar a inverter o diabetes. Nesse estudo pode ser descoberto que a curcumina no açafrão é 400 vezes mais poderosa que a metformina, uma droga comumente usada para melhorar a sensibilidade á insulina e auxiliar para reverter o diabetes tipo dois.
Outro benefício fundamental que a curcumina pode oferecer como prevenção da diabetes é o caso da retinopatia (doença da retina), uma das complicações mais comuns do diabetes onde vasos sanguíneos lesionados provocam cegueira.
Em um dos estudos, observou-se que a suplementação com curcumina pode retardar esta doença da retina, devido suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

AÇAFRÃO, CÚRCUMA PODE AJUDAR E PREVENIR NO TRATAMENTO DE ALGUNS TIPOS DE CÂNCER

Um dos vários benefícios que o açafrão proporciona é a sua eficácia na prevenção do câncer. Diante de diversos estudos científicos, constatou-se que as propriedades medicinais da curcumina têm como característica muito importante na eficácia contra o câncer.
Por se caracterizar como uma doença que tem como causa o crescimento descontrolado das células no organismo, pesquisas afirmam que o consumo de cúrcuma pode influenciar no bloqueio deste crescimento desequilibrado e com isso, interromper o desenvolvimento e a propagação do câncer em nível molecular nas células. As funções antioxidantes da curcumina podem proteger as células do cólon, da próstata, da mama, da pele, entre outros órgãos.
Em relação á estes órgãos, é bastante rápida a renovação celular o que os torna mais sensíveis á ocorrência de câncer.
Uma pesquisa americana realizada em 2007 fez uma comparação entre a curcumina e a quimioterapia para o tratamento de câncer de intestino em células de um laboratório. Os resultados mostraram que o tratamento combinado da curcumina com a quimioterapia matou mais células cancerosas do que a quimioterapia sozinha.
A curcumina também auxilia o corpo a destruir as células cancerosas que já sofreram mutação evitando que se espalhem através do corpo na forma de metástase. Este tipo de ação se dá através do reforço da função hepática e da inibição da síntese de uma proteína que colabora na formação de tumores fornecendo sangue adicional necessário para o crescimento das células destes.
Novas pesquisas e estudos ainda estão sendo desenvolvidos para provar a eficácia de altas doses das propriedades medicinais da curcumina que podem ajudar a tratar o câncer em seres humanos, no entanto, há evidências de que sua ingestão pode colaborar a prevenir a ocorrência desta doença principalmente no sistema digestivo.
Num estudo com 44 homens com lesões no cólon que, por vezes, se tornam cancerosas, foram dadas quatro gramas de curcumina por dia, durante 30 dias. Observou-se uma redução de 40% do número de lesões nos pacientes.

COMPRAR CÁPSULAS EXTRATO SECO DE CÚRCUMA LONGA EM FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

Existem várias maneiras de se fazer o uso da cúrcuma á dieta como o consumo em pó através de chá, no suco, misturada com a comida. Ou como suplemento na forma de cápsulas, extrato, gotas ou gel.
Comprar em a granel o pó em casas de produtos naturais ou em cápsulas na farmácia de manipulação. Saíram estudos sobre a forma de como tomar a Cúrcuma e como isso influencia na biodisponibilidade e absorção do açafrão na corrente sanguínea.

O extrato de Cúrcuma é padronizado em termos de curcumina (curcuminóides) para conter no mínimo 95% de curcuminóides. A dose usual é estabelecida em termos de curcumina. A dose usual do extrato seco padronizado (95%) varia de 300 a 600mg 3x ao dia, administrados com alimentos.
Cúrcuma longa é um fitomedicamento voltado para tratamento osteoartrite (OA), cuja ação é anti-inflamatória e antioxidante de longo prazo tem como princípio ativo a Cúrcuma longa, agente corante amarelo característico da raiz do açafrão da terra, sendo que seu extrato seco contém um conjunto de substâncias (chamados curcuminóides) que inibem a dor e inflamação.

EXTRATO DE MEDICAMENTO FITOTERÁPICO PARA OSTEOARTRITE

Este é o primeiro medicamento fitoterápico no país que utiliza o extrato padronizado e concentrado da curcumina em sua formulação, o que garante eficácia no combate a inflamação com poucas reações adversas. Com isso, torna-se uma opção terapêutica eficaz e segura para Ortopedistas e Reumatologistas.
Um fitomedicamento, que possibilita o tratamento a longo prazo com eficácia e segurança - transformando-o em um ótimo tratamento para a Osteoartrite que é uma das doenças mais comuns da terceira idade.
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 70% das pessoas entre 55 e 77 anos sofrem com osteoartrite – cuja causa principal é a redução da cartilagem que protege as articulações.

CONSERVAÇÃO

Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC)

CHÁ VERDE BOTICA

Compre agora mesmo CÚRCUMA

2 Comentários

  1. Rhosy disse:

    Quero mais informações e tirar dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *