açafrão, cúrcuma, curry e quais são suas diferenças
Açafrão, cúrcuma, curry, o que é? Qual adiferença? Vamos tirar todas as dúvidas de fato, então vamos lá!
No Brasil principalmente em Minas Gerais e Goiás é conhecido como Açafrão da Terra ou falso açafrão. A cúrcuma ou cúrcuma longa é um rizoma que pertence á família do gengibre e contém propriedades medicinais comprovadas cientificamente tem sido relacionada como sendo um potente anti-inflamatório e antioxidante, o qual pode ser útil em doenças reumáticas (artrite reumatóide).
Por ser um rizoma, a cúrcuma pertence à mesma família do gengibre, por isso, podemos dizer que são parentes próximos. Tem um sabor ligeiramente amargo e o tom amarelado dá aos pratos uma cor vibrante.
A cúrcuma não é só para dar sabor e cor nos pratos, mas também, é usada há milhares de anos como remédio natural por obter propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais. Possui uma série de nutrientes essenciais, como : proteínas, vitaminas, potássio, sódio, cálcio, ferro, cobre, magnésio e zinco.
Tem como benefícios reduzir o colesterol, auxiliar no tratamento da diabetes, melhorar a digestão, aliviar dores de artrite, prevenir Alzheimer,ajudar a desintoxicar o fígado, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a manter o peso.
O curry é um preparo de especiarias composta de outros temperos, como, o cominho, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, noz moscada, açafrão, gengibre, canela em rama, cravo, cardamomo, erva-doce, coentro em grãos e até a própria cúrcuma. Misturado, junto e moído, tudo isso resulta no curry. Seu sabor pode variar de leve a picante e menos intenso que o açafrão. Possui uma cor amarelo mostarda que é bem peculiar.
A cor amarela do curry deve-se, em grande parte, pela quantidade de cúrcuma presente no mix de especiarias. Portanto, o curry também é capaz de gerar os mesmos benefícios que a cúrcuma. Além disso, purifica o sangue, melhora a irrigação cerebral, o tratamento de gripes e resfriados, e aumenta o nível de plaquetas no sangue.
O curry também é capaz de: atuar como anti-inflamatório natural, ajudar a tratar doenças gastrointestinais, melhorar a memória, prevenir doenças cardiovasculares, ajudar a uma boa digestão, ajudar a prevenir o sobrepeso.
Muitas pessoas questionam se açafrão e cúrcuma são a mesma coisa. Muita gente confunde porque a cúrcuma também é chamada de açafrão da terra. Porém, os dois são muito diferentes um do outro. A cúrcuma é um rizoma; e o açafrão é o estigma de uma flor lilás.
Para chegar a 1 kg de açafrão, é necessário colher 200 mil flores e seu processo é totalmente manual, o que justifica seu preço alto e sua posição de ingrediente mais caro da gastronomia (o quilo custa cerca de R$ 70 mil!).
Com tom avermelhado, tem um sabor inigualável! É necessário dissolver o açafrão em água antes do preparo dos pratos e ter gentileza ao utilizar esta especiaria. Se usado em grande quantidade, pode amargar o prato.
Há séculos o açafrão é empregado para fins medicinais. Os benefícios da planta vêm sendo aplicados na prevenção de câncer de cólon, fígado e ovários. Seus antioxidantes também atuam muito bem junto ao sistema nervoso e ajudam a preservar e melhorar a memória – além de colaborar na prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer. Além disso, o açafrão tem o poder de: atuar como antidepressivo, atuar no sistema digestivo auxiliando pessoas com distúrbios de apetite, reduzir acne, e é fonte de Vitamina A e B2.