IGUANA VERDE O RÉPTIL EXÓTICO
surf brasil
O QUE É LIFESTYLE?
18 de setembro de 2017
tribulus terrestris como usar saiba tudo testosterona
TRIBULUS TERRESTRIS COMO USAR? SAIBA TUDO
31 de janeiro de 2018
Exibir tudo

IGUANA VERDE O RÉPTIL EXÓTICO

Iguana verde bicho de estimação

Iguana verde o réptil exótico

Iguana verde o réptil exótico é o mais comum e conhecido da espécie a com a tonalidade de um verde intenso nas iguanas, mais jovens e na fase adulta vai escurecendo até chegar em tons de marrons. São fáceis de serem criadas em casa devido ao comportamento dócil e calmo o que torna o relacionamento com os humanos algo prazeroso e exótico.
A iguana também é uma espécie de lagarto que são animais de sangue frio também por isso, a maioria deles procuram lugares quentes para sobreviverem. Muitas das espécies de répteis vivem em regiões tropicais úmidas ou em desertos.
Os lagartos pertencem ao grupo de animais chamados répteis e tem o costume de viver debaixo da terra, sobre o chão ou em árvores e algumas espécies passam maior parte do tempo na água.
Existem mais de 3 mil espécies de lagartos e os mais conhecidos além da iguana, são os camaleões, lagartixas e muito outros e os lagartos da família Scincidae são alguns desses tipos.

IGUANA VERDE O RÉPTIL EXÓTICO BICHO DE ESTIMAÇÃO

Você que está pensando em criar um bichinho de estimação vai aqui uma ótima ideia, um tanto quanto exótica, mas que vem ganhando cada dia mais espaço nas famílias. Um dos primeiros répteis a entrar no ranking como um animal de estimação, e que vem tendo uma grande aceitação.

LOCAIS DE ORIGENS DAS IGUANAS

América Central, região central do México até o Paraguai e Caribe. Elas também estão entre os animais de estimação mais populares nos Estados Unidos No norte do Brasil Amazônia, Serrado e Caatinga.

ESPAÇO PARA CRIAÇÃO

Como todos os répteis, Iguanas precisam de espaços bem adaptados para as suas necessidades. Como é um animal grande, o terrário deve ser amplo o suficiente para permitir que o Iguana se movimente. Uma boa decoração com plantas e troncos irá reproduzir ao máximo o habitat natural. Iguanas gostam de subir em árvore, logo o terrário deve ser bem alto para evitar que o animal escape.

CARACTERÍSTICAS DAS IGUANAS

Nome Científico: Iguana Iguana
Tipo: Réptil
Classe: Reptilia
Família: Iguanidae
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Tamanho: (2 metros)
Peso: (8 kg)
Dieta: Herbívoro
Alimentação: Alimenta-se de insetos, frutas e folhagens.
Vida útil: 20 anos
Habitat: A espécie vive em florestas tropicais, sobretudo em áreas de matas ciliares, ou seja floresta de vegetal nativa.

FAMÍLIA IGUANIDAE

Essa família iguanidae, possui 5 subfamílias com 54 gêneros e mais de 700 espécies. São espécies bem diversificadas e são difíceis de ter uma característica com base somente na aparência.

IGUANA VERDE – IGUANA IGUANA
IGUANA FIJI – BRACHYLOPHUS BULABULA
IGUANA ALBINA
IGUANA MARINHA DE GALÁPAGOS
IGUANA TERRESTRE DE GALÁPAGOS
IGUANA VERMELHA
IGUANA AZUL – CYCLURA NUBILA LEWISI

FAMÍLIA DE RÉPTEIS ESCAMADOS PERTENCENTES À SUBORDEM SAURIA REPTELIANA.

AMBLYRHYNCHUS
BRACHYLOPHUS
CONOLOPHUS
CTENOSAURA
CYCLURA
DIPSOSAURUS
IGUANA
SAUROMALUS
ARMANDISAURUS (EXTINTO)
LAPITIGUANA (EXTINTO)
PUMILA (EXTINTO)

ORDEM SQUAMATA RÉPTEIS DE SANGUE FRIO

Os répteis que em latim científico significa Reptilia. São espécies de animais vertebrados tetrápodes e ectotérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante que chamados de mecanismos termorreguladores.
São todos amniotas que são animais quando embriões são rodeados por uma membrana amniótica, é uma característica que os permitiram ficarem independentes da água para reprodução, ao contrário dos anfíbios. Os répteis atuais são representados por quatro ordens: Crocodilia, Rhynchocephalia, Squamata e Testudinea.

SUBORDEM SAURIA

É a subordem dos escamados conhecido como lagartos, são animais rastejantes por muitos anos diziam que eles eram descendentes direto dos dinossauros, estudos apontam que os descendentes direto são as aves.

PRÉ - HISTÓRIA

Os dinossauros que foram extintos no final do Mesozóico, que pertencem à ordem Dinosauria, que também são da classe dos répteis. Outros répteis pré-históricos são os membros das ordens Pterosauria, Plesiosauria e Ichthyosauria.
Existem registros Gueragama sulamericana habitava a América do Sul há 80 milhões de anos.

ESTRUTURA FÍSICA DE UMA IGUANA

A iguana é um lagarto de grande porte com sua estrutura encorpada e as patas com dedos compridos e fortes isso faz com que elas subam em grandes arvores, possuem as escamas grandes, pele solta no pescoço e tem uma crista que começa da cabeça e vai até na cauda. A pele é seca, sem glândulas mucosas revestida por escamas de origem epidérmica ou por placas ósseas de origem dérmica.
Com essas características a pele dos répteis apresenta grande resistência. A estrutura robusta é um pouco desajeitada para locomover, conseguem saltar e elas são rápidas e ágeis em terra.
Elas possuem mandíbulas fortes com dentes afiados e caudas finas, que compõem a metade do seu comprimento do corpo e podem ser usadas como chicotes para expulsar predadores. E também podem perder suas caudas por atack ou mordida se forem pego por um predador, mas não se preocupem vai crescer outra sem danos permanentes.

IGUANAS COMO IDENTIFICAR MACHO E FÊMEA E SUAS CARACTERÍSTICAS

Nota-se uma pequena diferença depois de 12 meses. Existem poucas características para perceber antes dos 2 anos de idade.

ESCAMA FACIAL

As bochechas são diferentes das fêmeas são mais desenvolvidas e dos machos são menores

BARBELA

Começa crescer depois de um ano a dois de idade somente os machos desenvolvem

CRISTA DORSAL

Com 12 meses a crista dorsal começa crescer junto a nuca mas varia muito de espécie e regiões. Em animais doentes ou mal alimentados podem não crescer muito

HEMIPÉNIS

Entre 14 e 16 meses no macho começa crescer a protuberância suave perto da cloaca na cauda local aonde os hemipénis estão localizados. Os machos têm 2 hemipénis em vez de 1 pênis.

POROS FEMORAIS

são pequenos poros na parte interna dos membros posteriores perto do abdómen, que vão se expandindo nos machos, deixam visualizar as glândulas esbranquiçadas que ficam em cada poro, especialmente em épocas de acasalamento. E nas fêmeas eles permanecem pequenos entre os primeiros 3 a 5 meses podem crescer um pouco.

Mesmo adultas só em época de reprodução que fica evidente a diferença o comportamento entre macho e fêmea. E uma das formas de descobrir é fazer a sexagem genética a partir do sangue colhido com agulha e seringa por um veterinário.

ACASALAMENTO

Para acasalamento a fêmea deve ser apresentada somente no período de reprodução.

REPRODUÇÃO

As iguana fêmeas põem cerca de 30 ovos em uma única vez por ano – levam entre 10 e 15 semanas para serem chocados. Os ninhos são cavados no chão e somente 3 a 10 filhotes chegarão à idade adulta.
As fêmeas depositam seus ovos, na areia ou sob folhas secas. A característica do ovo é de casca mole.

QUER SABER O QUE AS IGUANAS GOSTAM DE COMER?

Saiba como alimentar uma iguana

Veja agora mesmo

COMPORTAMENTO DE IGUANAS EM GRUPOS

Por sua aparência que ainda assusta muitas pessoas é um animal muito dócil e calmo, que pode facilmente interagir com o homem. Diferentes de cães e gatos as iguanas não são animais emotivos, mas calma, não é indiferente ao nosso amor, por ter um cérebro extremamente primitivo ela não tem a capacidade de sentir afeto.

COMPORTAMENTO EM GRUPOS DA MESMA ESPÉCIE EM SEU HABITAT NATURAL

Ficam em grupos com outras iguanas cada macho tem seu harém em épocas de acasalamento e quando outro macho invade, elas disputam o território até se machucarem muito.

COMPORTAMENTO EM CATIVEIROS

São solitárias e gostam de ficar sozinhas. Com outras iguanas elas tendem marcar o seu território e o convívio de várias no mesmo ambiente não é recomendado porque elas brigam. Somente para acasalamento com uma fêmea.

IGUANAS EM CATIVEIRO EM SEU PRIMEIRO ANO DE VIDA

Nos primeiros meses de vida da maioria das iguaninhas morrem por ser bastante difícil de cuidar. Hoje a maior ameaça à sua sobrevivência é a perda do seu habitat e também o tráfico para comércio ilegal por submeter a envios precários, prejudicando a vida do animalzinho.

CUIDADOS BÁSICO

Iguanas tem o sangue frio e sem o calor exterior não sobrevivem e nem sequer fazem a digestão dos alimentos. Precisam de cuidados com a temperatura e espaço. A temperatura ideal em seu ambiente varia de 23 a 30º C e a umidade de 70% a 80 %.
Pedras e troncos artificiais aquecidos ajudam a manter essa temperatura. É muito importante que o animal fique exposto ao sol porque é a maior fonte de energia para ela, ou a iluminação artificial para receber raios UV diariamente.

COMO PREPARAR UM BOM AMBIENTE PARA A SUA IGUANA

Como é um animal um pouco grande não é difícil de ter em cativeiro, o terrário deve ser amplo com bastante espaço e alto para a iguana poder se movimentar com temperatura e humidade adequada e a iluminação deve ser cuidadosamente analisada. Elas precisam de um bom espaço para seu descanso e necessidades e uma boa decoração com plantas e troncos que irá reproduzir o seu ambiente natural.

COMO FORNECER O CALOR NECESSÁRIO PARA ESSES ANIMAIS?

Répteis precisam de lâmpadas UVA e UVB. A luz ultravioleta A (UVA) tem a funcionalidade básicas no animal de estimular o apetite, a atividade e o comportamento reprodutivo do animal.
Já a luz ultravioleta B (UVB) promove a síntese da vitamina D3 necessária para um ótimo metabolismo do cálcio. É necessário criar os répteis com os dois tipos de lâmpadas. E sempre que possível leve sim o animal para tomar sol por pelo menos 15 minutos.

QUAIS SÃO OS PREDADORES

O homem, grandes aves como a águia, cobras, cachorros.

TERRÁRIO IGUANA

Como é um animal relativamente grande o terrário deve ser amplo, com alguns troncos e galhos, o que deixa o mais próximo ao seu habitat natural. E também precisa de receber luz de raios ultravioletas. Por ser um animal ectotérmico só depende do sol para manter sua temperatura. Um termômetro para equilibrar e avaliar sua temperatura no terrário durante o dia em torno de 30º e a noite 23º.

COMO DAR BANHO E HIGIENIZAÇÃO

Com um pano macio, limpo e úmido é possível fazer a higienização, passando com cuidado e carinho no corpo da iguana, para evitar arranhões não esqueça de cortar as unhas.
Se você tem piscina em sua casa, iguanas são ótimas nadadoras e elas adoram nadar, assim que saírem da piscina você pode enxugar com um pano macio e seco de preferencia limpo. As fezes e a urina também devem ser retiradas do local com pano úmido.

COSTUMES

As iguanas são répteis que possuem hábitos diurnos e arbóreos na natureza, aonde permanecem a maior parte do tempo no topo das árvores tomando sol que geralmente fica perto de rios, lagos, pântanos e mangues. As árvores fornecem bastante sol e sombra para sua termorregulação para a sua sobrevivência.
Só descem apenas para acasalar ou trocar de arvores e são ativas durante o dia. São excelentes nadadoras e conseguem ficar de baixo da água até 15 minutos.
Quando ameaçadas, elas pulam de um galho a outro, muitas vezes de grandes alturas. Em situações de perigo se tiver agua a baixo elas pulam de cima sem medo, saltando da arvore em direção ao rio, lago, pântano ou mangue.
Elas também são resistentes o suficiente para saltar em terrenos sólidos de até 12 metros de altura e sobrevivem sem se machucarem.

NOMES POPULARES

Além de iguana verde, sinimbú , iguaninha, ihuana, iuana, camaleão, lagarto, lagartinho, réptil, reptiliano, calango, calanguinho e jacarezinho.

CURIOSIDADES

Uma curiosidade sobre a iguana é a sua cauda ela chega a ter dois terços do comprimento total de seu corpo.
Os iguanas machos possuem dois pênis.
O sexo dos filhotes de iguana depende da temperatura em que são mantidos os ovos. Normalmente, os ovos que ficam depositados embaixo, no lugar mais quente, nascem machos, e os que ficam em cima, e mais frios, nascem as fêmeas.

DOENÇAS MAIS COMUNS EM IGUANAS

DOENÇA ÓSSEA METABÓLICA (D.O.M.)

Consiste na progressiva descalcificação dos ossos, secundária a alimentação inadequada (à base de alface, por exemplo), ou à inexistência de uma lâmpada de U.V. Os sintomas mais frequentes são as fracturas, a mandíbula fica mole e deformada e altos na mandíbula e nas articulações. A doença pode levar ainda à insuficiência renal e leva à morte do animal se não for tratada a tem

ANOREXIA

São várias as causas que levam uma iguana a não comer, que podem ir desde o alojamento inadequado, à estomatite e retenção de ovos.

QUEIMADURAS

Por muito calor iguanas são vítimas de queimaduras leves causadas por aproximação excessiva de fonte de calor com o aquecimento das pedras do terrário.

PARASITAS

Por localização pode ser interno ou externo, acontece por má nutrição, mas não é nada perigoso pode causar perda de apetite e perda de peso. Na maioria dos casos chegam ficar com 6 mm, arredondados e alongada quando alojada na boca e nos olhos são menores.

INFECÇÕES DA PELE

Infecções da pele ocorrem devido a umidade excessiva ou falta de higiene. Para melhorar é conveniente usar-se um produto médico como Pervinox. Se a infecção persiste ou se espalha, é preciso ver o especialista.
Evitar essas condições é tão simples como melhorar a limpeza de estimação, lavar cuidadosamente as áreas ressentidos, e promover um secador de ambiente no seu terrário. Às vezes iguanas sofrer algum escurecimento da pele, que se inicia na cauda ou patas e, em seguida, desenvolve o resto do corpo do réptil.
É uma doença altamente contagiosa, por isso, é aconselhável isolar o iguana. Em alguns casos fatais, uma vez que nenhum tratamento tem sido totalmente eficaz.

DESEQUILÍBRIOS NUTRICIONAIS

O mais comum é a desordem nutricional com a falta de cálcio. Um dos sintomas mais comuns em iguanas jovens é a inflamação das patas traseiras e no maxilar inferior é observado a olho nu, a partir da atração de ambos os lados do corpo.
Na fase adulta, pode ter casos de osteoporose, os répteis aparecem inchados e ossos tendem a fracturase e podem ter também osteodistrofia, que irá acender as patas traseiras. Para melhorar o estado da iguana deve ser adicionado à sua dieta suplementos de cálcio combinados e equilibrados com as entradas de fósforo extra.
É também possível que o animal seja deficiente em vitamina B. Neste caso as pernas traseiras e cauda ficará paralisado.
Embora este componente vitamina pode ser administrado por via oral, sem passar para um especialista, a solução mais rápida para a cura é para ser réptil vet que injectam-se a quantidade necessária de vitamina em cada caso. Em relação às doenças nutricionais estão normalmente presentes nas fezes de animais.
Estes vontade líquido, ou até mesmo sangrento. Se você melhorar a higiene dos alimentos e do terrário, a iguana vai curar. Caso contrário, você deve consultar um especialista.

INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS

Infecções respiratórias pode ocorrer quando a iguana é exposta por um grande tempo em temperaturas muito baixas. Um dos sintomas são: muco abundante, de olhos fechados, dificuldades de respiração e fraquesa.
Pode ser fatal para uma iguana qualquer sintomas procure um veterinário. É sempre importante aumentar a temperatura do terrário da iguana para melhorar as condições de vida dela o tratamento consciste com antibióticos e fluidos hidratantes.

ONDE COMPRAR UMA IGUANA LEGALIZADA

Encontrar este réptil a venda é uma das tarefas mais difíceis que existem, pois somente criadouros licenciados pelo Ibama para a prática de reprodução em cativeiro podem comercializar o animal.

Um ponto muito importante é que toda a iguana deve ser comprada já legalizada, pois não é possível fazer esse processo depois da compra pelo fato de que o fiscal do Ibama irá sustentar durante o processo que o réptil veio da natureza, já que os nascidos em cativeiro possuem a licença desde o seu nascimento. Portanto, fuja dos vendedores que dizem ser possível legalizar após a compra.

PREÇO MÉDIO

Comprando um filhote legalizado o bichinho não sairá por menos de R$ 1.800,00 e para manter uma Iguana você precisa ver os custos, com alimentos, terrário e a própria higienização. Antes de adquirir ou adotar qualquer bichinho ele necessita de atenção, de cuidados e de sua disposição.
Normalmente os criadouros entregam as iguanas aos compradores entre 1 e 2 meses após o nascimento. Vai preparando o seu bolso desde já porque como a iguana é legalizada, ou seja, possui toda a documentação necessária pelo Ibama para se ter em cativeiro seu preço não é baixo.

Além desse valor é necessário ter em mente que o animal terá um custo mensal com alimentação, um terrário (local onde a mesma irá ficar e se movimentar), higienização e o custo de energia elétrica para manter as luzes no terrário.

ONDE ENCONTRAR?

Como comentamos anteriormente há uma grande dificuldade em localizar criadouros registrados e autorizados pelo Ibama, porém grande parte está localizada em estados como o Rio de Janeiro e Minas Gerais – em São Paulo a comercialização e a manutenção de uma iguana em cativeiro (fora de um zoológico) é expressamente proibida por Lei Estadual.
Para se chegar a estes criadouros recomendamos procurar grandes Pet shops em sua cidade ou, até mesmo, pet shops exóticos que vendem animais diferentes como cobras, aves, aracnídeos e répteis.

LEGALIZAÇÃO DO IBAMA

Mas, se você encontrar o local e ainda assim ficar em dúvidas quanto se o mesmo é ou não realmente legalizado pelo Ibama verifique se ao adquirir a iguana o mesmo irá lhe entregar uma cartilha com os cuidados necessários. Segundo o Ibama, todos os criadouros legalizados são obrigados por lei a entregarem o material e explicar detalhadamente ao comprador todos os detalhes, assim como ficarem disponíveis para tirar dúvidas que venham a surgir.
Depois da compra você ira receber um certificado do IBAMA e você ira receber uma nota fiscal do criadouro, jamais perca essa nota fiscal. É ela que tem o número do microchip que todas iguanas legalizadas possuem, cada uma com sua marcação, com esse número que prova que a sua iguana tenha uma origem legal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *